Atuar de forma preventiva e contribuir para um ambiente harmônico. Esse é um dos papéis da Patrulha de Proteção Escolar da Guarda Civil de Contagem, que vem buscando a cada ação e a cada patrulhamento fortalecer os laços de confiança com a comunidade escolar.
Neste mês de maio, a patrulha fez intervenções educativas e recreativas nas escolas municipais Prefeito Luiz da Cunha (bairro Linda Vista), José Silvino Diniz (bairro Solar do Madeira), Hilda Nunes (bairro Tupã) e Ivan Diniz Macedo (bairro Nova Contagem). Uma das atrações foi a visita da mascote “Galo Doido Solidário”, que “roubou a cena” e fez a festa especialmente com a criançada, cantando e brincando com todas elas.
A atração foi resultado de uma parceria entre a Guarda Civil e o Instituto Galo, que desenvolve ações sociais em áreas e espaços de vulnerabilidade social. “A corporação sempre busca parceiros que possam agregar e contribuir com as atividades da patrulha. Foi uma grata surpresa receber o Instituto Galo e poder atender aos pedidos dos estudantes, já que estão em áreas mais carentes. Pretendemos estender a proposta para outras escolas e incluir mascotes de outros times e instituições, numa perspectiva socioassistencial”, destacou o comandante da Guarda Civil, Wedisson Luiz.
Para a gerente do programa, Renata Nunes, o desenvolvimento de ações recreativas têm contribuído para aproximar a Guarda da comunidade e mostrar que nossa presença nem sempre está associada à violência. “Também levamos informação, conscientização e alegria”, explicou a gerente da Patrulha de Proteção Escolar, Renata Nunes.
Para o diretor da E.M. Hilda Nunes, Elias Machado, a presença dos agentes da Guarda na escola mostra que o Poder Público está ocupando seu espaço. “Vejo que os guardas estão em todos os locais e equipamentos públicos, procurando auxiliar a sociedade. Com as escolas não está sendo diferente, por isso, a equipe da Patrulha Escolar é sempre bem-vinda. Percebo que não há lugar para o medo, pelo contrário, nossos estudantes querem tirar fotos, tocar e conversar com os guardas”, relatou.
Criado em 2014, o Programa “Patrulha de Proteção Escolar da Guarda Civil de Contagem” prevê uma atuação preventiva, que zele pelo entorno das instituições educacionais e pelo desenvolvimento de atividades com a comunidade. Suas atividades são promovidas com intuito de minimizar as ocorrências de violências e de violações de direitos atendidas pela Guarda Civil nestes espaços.
O projeto se dá sob dois formatos, sendo um de campo e o outro de execução. No primeiro, a Patrulha Escolar atua no policiamento preventivo, identificando situações que causem transtornos ou que dificultem as atividades em determinada escola, elegendo as medidas mais eficazes a serem adotadas.
No segundo formato, a corporação atua na intervenção, agindo a partir das informações oferecidas pela equipe de campo, com proposta de projetos educativos, ficando responsável por elaborar e executar campanhas e ações nas escolas.